Filtre por categoria
20 de setembro de 2017

Eleição do prefeito mirim de Horizonte envolve crianças na política pública do município

Mais de 100 estudantes de escolas municipais, entre 8 e 11 anos, escolheram o prefeito mirim de Horizonte para o mandato 2017 – 2019. Nicolas Rocha Aguiar, de 10 anos, aluno do 5º ano da escola Francisco Xavier de Freitas, foi o eleito, com 40 votos.  Daniele Santos Moura, de 11 anos, do 5º ano da escola Maria José de Sousa, foi escolhida como vice-prefeita, e Pedro Rayan dos Anjos, de 8 anos, estudante do 3º ano da escola Francisca Gadelha Pires, será o líder do Governo.

Os estudantes também indicaram três propostas em que serão investidos os R$ 150 mil anuais do Orçamento Participativo da Criança e do Adolescente. Os projetos escolhidos foram a construção de parques infantis nas praças, escolinhas de futebol aos sábados e a realização de competições esportivas entre escolas. O evento aconteceu na última segunda (18), pela manhã, no Teatro Nêgo Cardoso do Centro Cultural, e contou com a presença de professores e autoridades municipais.

“A gestão municipal dá grande importância às crianças, por isso, a vice-prefeita, secretários municipais e vereadores estão presentes na eleição do prefeito mirim. Todas as demandas das crianças serão bem recebidas por nós. Será bom ter uma criança acompanhando a gestão municipal”, afirma o prefeito Chico César.

O secretário de Finanças do município, Marcus Machado, explica que o prefeito mirim envolverá as crianças nas políticas públicas da cidade.  “O prefeito mirim vai discutir com as outras crianças quais são as demandas e os direitos deles. Ele contribuirá com ideias para a gestão municipal, acompanhará a execução das ações do Orçamento Participativo da Criança, além de participar das atividades do Programa de Educação Fiscal, como visitas às escolas e entrevistas em programas de rádio”, explica.

Todos os estudantes presentes no evento puderam se candidatar ao cargo. Foram 79 concorrentes, que expuseram suas propostas e foram aclamados pelos eleitores.  Os três mais aplaudido participaram do “segundo turno”, que foi realizado através do voto em cédulas e urna.

A prefeita mirim de Aquiraz, Ingrid Ferreira da Silva, entregou a faixa a Nicolas Rocha. O evento foi encerrado com a leitura das propostas vencedoras e agradecimento do novo prefeito mirim de Horizonte.