Educação

O Centro de Atendimento Clínico e Educacional Maria de Nazaré Domingos (CACE) oferece o que há de melhor em tratamento clínico, terapêutico e educacional para alunos de Horizonte portadores de deficiência e/ou dificuldades de aprendizagem. O espaço tem capacidade para realizar cerca de 700 atendimentos por mês, sempre no contraturno escolar, beneficiando crianças e adolescentes inclusos na rede pública de ensino.

No Cace, tudo é adaptado às necessidades dos alunos, com móveis apropriados, brinquedos educativos, jogos estimulantes, laboratório de informática, pátio de convivência e piso tátil para deficientes visuais.

Conta com uma equipe multidisciplinar e com equipamentos importantes, como a Sala de Atividade da Vida Diária (AVD), que reproduz o ambiente interno de uma casa, onde os alunos aprendem a desenvolver tarefas cotidianas – o que facilita a sua integração, complementando o processo educacional. O espaço também garante suporte para as famílias, e os serviços oferecidos são considerados referência no Ceará.

Para frequentar o Cace, basta ser matriculado na rede pública municipal de Horizonte, residir no município e ter deficiência e/ou dificuldade de aprendizagem. O agendamento é feito diariamente, de acordo com a demanda.

O que o Centro oferece:
– Terapia Ocupacional: estimula habilidades, facilitando o desenvolvimento das tarefas cotidianas.
– Fonoaudiologia: trabalha com a reabilitação das funções orais.
– Psicomotricidade: potencializa o processo de desenvolvimento da criança por meio do trabalho com o corpo.
– Atendimento Educacional Especial (AEE): disponibiliza ferramentas e estratégias que complementam a formação do aluno.
– Psicopedagogia: auxilia no processo de investigação das dificuldades ou transtornos de aprendizagem.
– Imprensa Braile: disponibiliza recursos didáticos para alunos com deficiência visual.
– Psicologia: trabalha o comportamento humano e os processos mentais a fim de melhorar as relações sociais.
– Informática Educativa: Utiliza o computador como mecanismo para estimular aspectos cognitivos.
– Atividades de Vida Diária (AVD’s): são realizadas em uma sala que reproduz o ambiente interno de uma casa, onde o aluno com deficiência aprende a desenvolver tarefas cotidianas.

Cace
Rua Bernardo B. Brito, s/n – Diadema