Esporte

Horizonte Futebol Clube

O Horizonte Futebol Clube nasceu, em 1933, por iniciativa dos irmãos Horácio Domingos de Sousa e Joaquim Domingos Neto, e de vários amigos na pequena localidade de Olho D’água do Venâncio, hoje município de Horizonte. No início, suas atividades se resumiam a partidas amistosas em campos de várzea desafiando as equipes das localidades vizinhas. As primeiras partidas eram realizadas em campos de areia.

A partir de 1989, com a instalação oficial do município de Horizonte, passou-se a realizar o Campeonato Horizontino de Futebol. Logo o Horizonte Futebol Clube se destacou, sagrando-se tricampeão nos anos 1989, 1990 e 1991, vencendo ainda os campeonatos de 1993, 1998, 2001, 2002 e 2004. Em 2001 e 2002, o Horizonte Futebol Clube foi também vice-campeão em certame promovido pela AFAC entre municípios cearenses.

Em 2004, ao conquistar o título de vice-campeão do Torneio Início da 3ª Divisão do Campeonato Cearense, promovido pela Federação Cearense de Futebol, chegou a disputar o quadrangular final que classificava duas equipes para a 2ª divisão. No ano seguinte, assegurou vaga na 2ª Divisão do Campeonato Cearense de Futebol. Em 2006, obteve a terceira colocação geral da competição.

Em 2007, a partir da adoção de uma postura profissional e contando com o forte apoio da Prefeitura Municipal de Horizonte e de outros patrocinadores, o Horizonte conquistou o título de campeão da 2ª Divisão, ascendendo à elite do futebol cearense.

Em 2008, o Horizonte foi o 3º colocado no Campeonato Cearense de Futebol, conquistando também a vaga para disputar o Campeonato Brasileiro Série C, onde foi eliminado ainda na primeira fase.

Em 2009, o clube fez uma campanha mediana no Cearense 2009, terminando na 7ª posição.

Em 2010, a equipe fez uma boa campanha no Cearense 2010, acabando na 4ª colocação, e conquistando o inédito Título do Interior (que seria mais tarde chamada de Taça Padre Cícero). Ainda em 2010, venceu a Copa Fares Lopes, derrotando o Icasa na final, e garantindo vaga para a Copa do Brasil 2011.

Em 2011, terminou em 4º lugar no Campeonato Cearense e disputou a Copa do Brasil, se destacando por ter eliminado equipes tradicionalmente mais fortes como o ASA e o tradicional Guarani, e por ter empatado com o Flamengo, no Rio de Janeiro. Venceu novamente a Copa Fares Lopes e garantiu vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.

Em 2012, participou pela segunda vez da Copa do Brasil e na segunda fase foi eliminado pelo o Palmeiras. No Campeonato Cearense, o clube fez uma boa campanha, terminou em 3º lugar e conseguiu uma vaga na Série D 2012. Na competição, terminou a primeira fase na terceira colocação no grupo de cinco equipes e não conseguiu classificação para a segunda fase.

Em 2013, terminou a primeira fase do Campeonato Cearense em primeiro lugar, além de ter garantido uma vaga para a Copa do Brasil do ano seguinte.

Em 2014, o Horizonte participou da primeira divisão do Campeonato Cearense. Também foi vice-campeão do Sub-20. E nesse mesmo ano, durante a Copa do Brasil, o HFC promoveu uma noite história no estádio Domingão ao ganhar, por 3 x 1, do Flamengo. Infelizmente, no jogo de volta, o Galo do Tabuleiro foi eliminado.

Em 2015, participou da 2 ª divisão do Campeonato Cearense. E com o Sub-17, chegou até a quarta de final.

Em 2016, o Horizonte terminou o campeonato Cearense da 2ª Divisão como líder, garantindo sua volta à primeira divisão.

Fonte: Site do Horizonte Futebol Clube