Filtre por categoria
10 de setembro de 2019 Saúde

Prefeitura de Horizonte e Sesc realizam 700 mamografias e mais de 2000 exames de prevenção de câncer

 

 

Parceria bem sucedida entre Prefeitura Municipal de Horizonte e o Sesc Saúde Mulher realiza mamografias e exames de mama e citopatológicos gratuitamente.

 

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Horizonte, através da Secretaria de Saúde, e o Sesc Saúde Mulher para prevenção ao câncer de mama e câncer do colo de útero já rendeu resultados impressionantes ao longo dos dois meses em que a unidade móvel se encontra no município.

Mais de 2.000 exames citopatológicos e clínicos e mais de 700 mamografias foram realizados gratuitamente, assim como o desenvolvimento de ações preventivas nas unidades de saúde nos bairros.

Mulheres a partir de 24 anos podem agendar exames na sede da Secretaria de Saúde apresentando os seguintes documentos: RG, CPF, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Todos os dias são agendados o limite de 50 exames.

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher em Horizonte continuará realizando agendamentos e exames gratuitos até o mês de outubro, o mês de prevenção ao câncer de mama. De acordo com Aline Pinheiro, gerente do Programa Saúde do Sesc, até outubro, a Instituição espera atender a população feminina da cidade com 1.500 mamografias e 2.000 exames ginecológicos do colo do útero.

O equipamento conta com uma enfermeira, um educador em saúde e um técnico de radiologia à disposição da população, recebendo as pacientes encaminhadas dos postos de saúde da cidade para realizar os exames.

“O importante desta iniciativa é que a paciente não necessita vir com encaminhamento médico ou procurar uma unidade de saúde. Basta trazer sua documentação, cartão do SUS e comprovante de residência para agendar o exame gratuito”, explica o secretário de Saúde, Everardo Cavalcante.

O secretário ressalta que esta é uma importante oportunidade para as mulheres horizontinas realizarem sua prevenção anual contra o câncer de colo de útero, conhecido como exame Papanicolau, e exame de mama, assim como a mamografia, caso tenha idade igual ou superior a 50 anos. “O melhor remédio é a prevenção”, lembra o secretário Cavalcante.

 

Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher na sede da Secretaria de Saúde de Horizonte

Local: Av. Presidente Castelo Branco 3.600

Telefone: (85) 3336-6050