Filtre por categoria
5 de dezembro de 2018

Horizonte realiza I Encontro Municipal de Comunidades de Aprendizagem

A Secretaria de Educação do Município de Horizonte, em parceria com o Instituto Natura, realiza o I Encontro Municipal de Comunidades de Aprendizagem, como um momento de trocas de experiências entre as comunidades escolares que implementam o projeto, na perspectiva de fortalecer cada vez mais os laços e as práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da aprendizagem dialógica e na melhoria da relação família-escola.

Trata-se de um projeto baseado em um conjunto de Atuações Educativas de Êxito voltadas para a transformação educacional e social, que começa na escola, mas integra tudo o que está ao seu redor. Por uma educação de êxito para todas as crianças e jovens que consiga ao mesmo tempo eficiência, equidade e coesão social.

Combinando ciência e altas expectativas, o projeto visa a uma melhora relevante na aprendizagem escolar em todos os níveis, e também o desenvolvimento da convivência e de atitudes solidárias.

O município de Horizonte estabeleceu contato com o Instituto Natura no ano de 2014 para a realização da divulgação da proposta do projeto às escolas da rede municipal de ensino, realizando momento de exposição ao conceito da aprendizagem dialógica e às atuações educativas de êxito e atualmente conta com 09 escolas e 03 centros de educação infantil em processo de implementação das referidas práticas.

Das Instituições Educativas que se transformaram em Comunidades de Aprendizagem, atualmente o município de Horizonte conta com 12 instituições educacionais atuando com o Projeto.

São as instituições relacionadas abaixo:

CEI Alda de Carvalho Bento

CEI Maria Carmen Lucia da Silva

CEI Nelsa Navilha Grendene Bartolomeu

EMEF Dep. Federal Ulisses Guimarães

EMEF Dione Maria Bezerra Pessoa

EMEF Domitilia Assunção de Menezes

EMEF Euclídia Pereira de Azevedo

EMEF Francisca Gadelha Pires

EMEF Jorge Pereira da Rocha

EMEF Manoel Felipe dos Santos

EMEF Maria José de Sousa

EMEF Maria Pinheiro da Silva

Formação da Equipe Técnico-Pedagógica da Secretaria de Educação – SMEH

Todos os professores da SMEH recebem, bimestralmente, formações voltadas aos conceitos da Teoria da Aprendizagem Dialógica e às práticas das Atuações Educativas de Êxito - AEE. Estes encontros de formação são ministrados pelo técnico do Instituto Natura Lucas Botelho de Almeida, que também é responsável por acompanhar as escolas transformadas em Comunidade de Aprendizagem e os técnico-pedagógicos do município José Ivaldo Rocha Mendes Júnior e Luiz Ernane Martins, que acompanham o projeto junto a estas Instituições Educacionais CdA.

Programação do I Encontro Municipal de Comunidades de Aprendizagem:

7h30: Credenciamento;

8h: Abertura;

8h30: Mesa Redonda: A mobilização e o envolvimento da comunidade escolar para a efetivação do Projeto Comunidade de Aprendizagem;

9h50: Lanche;

10h10: Palestra: A Aprendizagem Dialógica na escola a partir da transformação dos educadores. Palestrante: Professor José Ricardo Marcondes Paim.