Filtre por categoria
14 de novembro de 2017

Horizonte foi escolhido pelo Ministério do Desenvolvimento Social para representar o Ceará

O município de Horizonte foi selecionado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para representar o Estado do Ceará na Oficina Colaborativa: Construção de Parâmetros Metodológicos para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ofertado a crianças de 0 a 6 anos realizado em Brasília nos dias 13 e 14 de novembro. Horizonte apresentou as atividades exitosas na execução deste serviço no CRAS Zumbi, bem como, trará as ações compartilhadas no evento para construir traçados metodológicos para execução deste serviço em todos os estados e municípios do Ceará.

Horizonte é um dos municípios pioneiros no Estado do Ceará quanto ao serviço de acolhimento e apoio institucional para crianças. O SCFV é pautado em uma concepção que faz do brincar, da experiência lúdica e da vivência artística uma forma de expressão, interação e proteção social destas crianças.

Segundo a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Shirley Chaves Braga,  receber e trabalhar com estas crianças vítimas de qualquer forma de negligência, violência, trabalho infantil, defasagem escolar, abuso infantil entre outros é desafiador. “O SCFV é uma excelente ferramenta, pois tem caráter preventivo e proativo, de modo a promover aquisições progressivas aos seus participantes, de acordo com seu ciclo de vida. A nossa missão é garantir que os direitos destas crianças sejam honrados”, afirmou.