Filtre por categoria
11 de julho de 2018

Horizonte abre inscrições do Programa Jovem Aprendiz para pessoas com deficiência nesta quinta-feira (12)

A Prefeitura de Horizonte, por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, abre inscrições do Programa Jovem Aprendiz para pessoas com deficiência nesta quinta-feira (12). Ao todo, serão 25 vagas para pessoas entre 16 e 60 anos residentes no município de Horizonte. O programa abrange todos os tipos de deficiências com exceção da auditiva e não exige comprovação de escolaridade. A iniciativa possui parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS) do governo do Estado do Ceará.

Esta é a primeira vez que o município de Horizonte lança um programa de jovem aprendiz específico para pessoas com deficiência. Para o prefeito Chico César, o programa Jovem Aprendiz é uma iniciativa que tem inserido a cada ano muitos jovens em oportunidades de trabalho e aprendizado em diversas empresas e indústrias. “Os jovens são contratados e pagos para aprenderem a trabalhar nas mais diversas áreas, sendo este um ótimo início de vida profissional pra quem pretende qualificar-se desde cedo e garantir uma boa iniciação no mercado de trabalho”, afirma o prefeito.

Para a Secretária de Assistência Social e Trabalho, Shirley Braga, este programa, além de ser referência na relação de iniciação na carreira profissional de muitos jovens, é também importante na inclusão de pessoas com deficiências. “Além de dar subsídio teórico e técnico na aprendizagem e no desenvolvimento das habilidades das funções de cada aprendiz, o programa influencia muito na construção pessoal de cada um, tendo em vista o amadurecimento profissional nas demais áreas da formação da pessoa”, afirma Shirley.

Para participar, basta levar os documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e o laudo da pessoa com deficiência na Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Horizonte. O Programa Jovem Aprendiz para pessoas com deficiência garante o emprego para os aprovados ao programa no período de 1 a 2 anos e não exclui o Benefício de Prestação Continuada (BPC) recebido.