Conheça Horizonte

Horizonte, localizado a 40,1 quilômetros da capital Fortaleza, é um dos 184 municípios do Ceará. A população atual é estimada em 60.584 pessoas (IBGE 2013) distribuída em uma área geográfica de 160 km², dividida em quatro distritos: Aningas, Dourado, Queimadas e a sede do município.

Desde sua emancipação, 1989, Horizonte cresceu significativamente em termos econômicos e sociais e já se destaca como um dos principais polos industriais da região, atraindo muitos migrantes e ocupando a posição atual de quinto município em arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do Ceará.

O esforço conjunto dos profissionais comprometidos com o crescimento do município e com a melhoria da qualidade de vida da população trouxe diversos progressos em áreas como saúde, educação e infraestrutura, serviços públicos essenciais ao cidadão.

Atualmente, a rede pública de ensino conta com 16 centros de educação infantil, 27 escolas de ensino fundamental, três escolas estaduais de ensino médio e um centro de Educação de Jovens e Adultos (Cejah +), beneficiando aproximadamente 17 mil alunos.

Na área da Saúde, os horizontinos contam com o Hospital e Maternidade Venância Raimundo de Sousa, com uma Unidade de Pronto-Atendimento, com 18 Unidades Básicas de Saúde, com o Centro Integrado de Saúde Dr. Memória, onde funcionam a Policlínica, o Centro de Reabilitação Funcional, o Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), o Centro de Atendimento Odontológio (CEO) e Centro de Atendimento Psicossocial (Caps). A Rede ainda é composta por um Caps AD (para álcool e drogas) e por um  Laboratório de Análises Clínicas, entre outros.

 

Geografia

Dados Gerais do município de Horizonte

Localização: Região Metropolitana de Fortaleza
Gentílico: Horizontino
Distância de Fortaleza: 40,1 km
Principal vias de acesso: BR-116
Municípios limítrofes: Aquiraz, Cascavel, Guaiúba, Itaitinga, Pacajus e Pindoretama
Distritos: Horizonte-Sede, Aningas, Dourado e Queimadas
Área: 159, 972 km²
Clima: Tropical quente sub-úmido e Tropical quente semi-árido brando com chuvas de janeiro a maio
Relevo: Tabuleiros pré-litorâneos e depressões sertanejas
Vegetação: Cerrado e Complexo vegetacional da zona litorânea
Recursos Hídricos: açude Pacoti e 233 poços
Solos: Areias Quartzosas Distróficas (66,08%), Bruno Não Cálcico (1%), Podzólico Vermelho Amarelo Distrófico (13,09%), Podzólico Vermelho Amarelo Álico (2,10%), Solonetz Solodizado (8,96%), Solos Aluviais Eutróficos (8,77%)
Unidades de conservação: Corredor Ecológico do rio Pacoti (Estadual)